Maçãs e coragem

sábado, abril 16, 2011


Hoje, algo como um monólogo teatral. E quem ler poder tentar pinçar algo pra si.

Os conceitos nos atrapalham, mas nos impedem de ter desgostos. Assim como o medo impede de fazermos algo estúpido, a coragem nos cria o destemor de deixarmos de fazer ou ser algo estúpido. É um paralelo.

Podemos tentar explicar essa temática usando uma metáfora de maçãs.

Se achamos que a maçã é ruim mesmo sem ter a comido, é um conceito que te impede de comer a maçã, um medo (tolo) de não acabar gostando do sabor da maçã, o desgosto dessa sensação. Agora se comemos a maçã para ver se ela é ruim ou não, é não ter conceito prévio, um conceito de bom e de ruim que só passa a ser formado a partir do momento que você vai ter comido a maçã. E nisso está ligada a coragem de fazer algo diferente que foge aos seu padrão próprio imposto.

Agora mais especificamente em relação a vida, relacionamentos basicamente.

Se comemos a maçã e ela é ruim, ou passa a ser ruim pro nosso paladar, deixamos de comê-la por isso; é um conceito. Entretanto a maçã pode ter sido de uma safra ruim. Então devemos nos libertar desse conceito feito, para tentar comer uma outra maçã e quem sabe gostarmos do gosto que ela tem. No fim tudo é uma questão de coragem de enfrentar um novo desafio e deixarmos o receio de tropeçar para trás. Como disse a meu amigo que está na mesma situação: "Somos as maçãs do topo da árvore, talvez seja preciso cair pra se juntar as outras maçãs já no chão, afinal, ainda estão comestíveis". Algo como "vamos nos rebaixar para os outros nos alcançarem". Afinal, a vida não passa muitas vezes de imposição social e de atitudes. Em suma, precisamos ser o que somos só na hora que devemos ser o que somos.

A coragem é Ser e vir a Ser. Para que o Eu seja, é preciso afirmar-lo e comprometer-se. É a capacidade de seguir em frente.

O texto todo foi uma conclusão, mas a principal é: adoro maçãs! =D

Postado por André Prado
Estudante de publicidade, formado em nerdices em geral, pós graduado em Netflix, e phD em piadas idiotas. Gasto dinheiro em comida e com livros que não tenho tempo pra ler.

Você pode curtir também

0 comentários