Resenha Filme: Operação Valquíria

sábado, abril 07, 2012

Temas sobre a Segunda Guerra Mundial sempre me interessaram, seja em livros, filmes ou documentários; e eles também não são fáceis de se esgotar, há sempre uma história pra contar desses 6 anos (1939-1945) tão sofridos na história da humanidade, principalmente para a Europa. Claro que por ser assim, em outro lado é um tema desgastado, até acho que não aconteceu nada na Primeira Guerra pra falarem tanto da Segunda. É engraçado olhar para as bancas e sempre encontrar uma revista especialmente do tema com sempre "uma verdade revelada" sobre certo momento da guerra. Chega a ser patético.

Mas esses foram tempos que mudaram não só a perspectiva das pessoas, como a própria atitude delas. Uma mancha na história, mas que causou união durante um tempo. O que me faz pensar na história das HQs Watchmen, e me faz pensar que a guerra talvez seja mesmo necessária para alcançar a paz e unir o povo em prol de algo maior através da dor - mostrando o quanto a humanidade é estúpida.

Enfim, tudo que envolveu esse pedaço da história poderia ser discorrido em vários capítulos, mas não é agora.

Como o filme é um documento histórico, vamos passar um pouco da história. Não completa, pois recomendo assistir o filme e testemunhar a bela narração dos dias anteriores ao atentado frustrado contra Hitler na Segunda Guerra.

O coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise), parte do comando militar alemão, começou a questionar não só o genocídio contra judeus, polacos, russos e outros grupos da população estigmatizados pelo regime de Hitler (David Bamber) como raças inferiores, como também a forma, "inadequada" na sua opinião, do comando militar alemão que participava. 

Em 1944, depois de ter sobrevivido a um ataque aéreo onde perdeu o olho, a mão direita e dois dedos da mão esquerda, von Stauffenberg foi promovido a chefe do Estado Maior. Assim com esses poderes e podendo chegar próximo de Hitler e seus comparsas, comandou junto com outros membros da resistência militar alemã como o general Friedrich Olbricht (Bill Nighy), Albrecht Mertz von Quirnheim (Christian Berkel) e Henning von Tresckow (Kenneth Branagh), a Operação Valquíria ou "o atentado de 20 de Julho", onde se planejava matar Hitler e seus possíveis sucessores Hermann Göring e Heinrich Himmler (Mattias Freihof), dando início a um golpe de Estado em nome do movimento da resistência alemã. 

A Operação Valquíria foi um dos 15 planos elaborados por militares alemães para assassinar Adolf Hitler. 

É um filme histórico e portanto tenso, um deleite para pessoas que gostam de assuntos relacionados a Segunda Guerra. De 2008 e muito bem dirigido por Bryan Singer (esse mesmo que dirigiu dois X-Men e está por trás do próximo Superman), o filme tem boas atuações tanto de Tom Cruise na pele do coronel von Stauffenberg, como do resto do elenco.

Recomendadíssimo!

Só para pontuar. Como não poderia ser diferente, há livros sobre esse assunto, e um deles você encontra aqui.

Postado por André Prado
Estudante de publicidade, formado em nerdices em geral, pós graduado em Netflix, e phD em piadas idiotas. Gasto dinheiro em comida e com livros que não tenho tempo pra ler.

Você pode curtir também

0 comentários