Marvel vs DC? Finalmente temos dois lados nessa história

Amigo, que época pra ser nerd! São nada menos que 20 filmes baseados em quadrinhos até 2020!

Se você não mora no esgoto que nem as Tartatugas Ninja e nem mora no meio da floresta que nem o Tarzan, sabe muito bem que a DC anunciou na semana retrasada seu calendário de filmes até 2020, Incluindo não só o já conhecido Batman vs Superman, mas como uma resposta pra Marvel (finalmente) na expansão de seu time de super-heróis com filmes da Mulher Maravilha, Flash, Aquaman, Shazam, Ciborgue, um reboot do Lanterna Verde e consequentemente novos filmes do Super-Homem e Batman em algum próximo ano. Teremos finalmente o filme da Liga da Justiça e sua sequência. Será que a DC consegue igualar o jogo?


E essa semana, precisamente ontem, a Marvel soltou seu calendário de filmes até 2019, e que resposta!


Além do consequente Guardiões da Galáxia 2, teremos a estreia dos novatos Doutor Estranho - que introduz o conceito do paranormal no Universo da editora -, Pantera Negra, Inumanos - como os potenciais mutantes do Universo Marvel -, da Capitã Marvel - a primeira super-heroína a desembarcar nos cinemas. Além do terceiro filme do Thor cobrindo a saga Ragnarok que é simplesmente o Apocalipse nórdico, e do terceiro Capitão América que terá a já anunciada Guerra Civil que continua com seu tom político agora baseando-se numa das sagas mais famosas da editora, com o embate de Steve Rogers e Tony Stark numa luta de ideologias envolvendo o governo. Mas a cereja do bolo é o terceiro filme dos Vingadores causando furor, não só por ser em duas partes, mas também por finalmente colocar os Vingadores em frente a uma verdadeira ameaça: Thanos. Será que os Vingadores vão atrás de Thanos no espaço e uma união com os Guardiões da Galáxia vem por aí? E nesse calendário vai saber se teremos um novo Homem Formiga nesse meio tempo, o segundo Doutor Estranho, o próprio Pantera Negra 2. Tudo depende do sucesso desses filmes.

Arte do herói divulgada ontem

Ufa!

Bom, finalmente temos o jogo igualado entra a Marvel e a DC no quesito cinema, claro que não no sucesso, afinal a Marvel tem seu Universo bem estabelecido com expansão até para a TV, e proporcionando a editora a arriscar a vontade, ainda mais agora com o excelente Guardiões da Galáxia que sozinho faturou US$ 700 milhões. Já a DC começa a engatinhar pelo mesmo caminho e apesar de um certo furor, ainda não sabemos exatamente o potencial da editora de adaptar junto com a Warner seu time de heróis na telona, e planejar com clareza seus passos futuros - coisa que a Marvel conseguiu atingir a ponto de planejar seus passos para os próximos 5 anos e vai saber para os próximos 10.

Mas sendo breve, para mim a principal diferença de um editora para o outro é: marketing. Ok que você DCnauta pode me dizer que não tem como comparar a editora com a Marvel, afinal ela já tem seu Universo muito bem estabelecido a anos e consequentemente causa e causaria um furor maior em qualquer anúncio que faria. No entanto, a Warner/DC fez seus anúncios sem grande alarde para um grupo fechado de seus acionistas, enquanto que a Marvel simplesmente fez um evento para anunciar seus próximos filmes. Não só chamando seu principal homem chamado Robert Downey Jr e tendo o cabeça da editora nos cinemas, Kevin Feige; mas divulgando teaser dos Vingadores 3, apresentando atores ao grande público (como Chadwick Boseman como Pantera Negra), e artes para cada um dos filmes a serem anunciados. Enquanto a DC somente divulgou seu calendário de forma bem rudimentar e simples, sem liberar nenhum teaser ou imagem; anunciando atores (como Jason Momoa para interpretar o Aquaman), mas não apresentando os mesmos ao grande público. Vê a diferença de tratamento? Talvez se a DC seguisse por esse mesmo caminho poderia não ter causado o mesmo rebuliço que a Marvel causou ontem, mas que conseguiria balançar o muito mais mundo nerd, isso conseguiria. A Marvel conseguiu o triplo, tanto que estamos falando nisso até agora


Ok, isso dá a entender (espero) de que a DC planeja uma grande surpresa. Mas não procurar seguir os bem sucedidos passos da Marvel nesse início, acaba por deixar a DC um pouco na surdina. Resumindo, foi o triplo de empolgação com os anúncios da Marvel e um "vamos ver" com os filmes da DC. É quase que a DC dizer que planeja, mas não fez nada. Acho que o objetivo é atiçar a curiosidade de seu público, e a DC precisa colocar os holofotes também para si, e isso é algo que a Marvel faz magistralmente, sabendo até trabalhar com os boatos e teorias que surgem sobre seu próprio Universo.

O teaser dos "Vingadores: Era de Ultron" vazou? Não tem problema, agora colocamos ele completo pra vocês verem.


Creio que DC aposta em um público mais adulto, aposta em se relacionar com a velha infância e a nova infância com seus super-heróis. Ela sabe de seu poder de seus super-heróis e sabe o quão marcante foi, por exemplo, o desenho dos Superamigos na infância desse público, Algo que seria crível para a editora se diferenciar dos filmes da Marvel, adotando um tom mais sério e mais dramático para seus heróis seguindo o caminho que vimos com o Batman de Christopher Nolan e o Super-Homem de Zack Snyder. O desafio para a DC é apagar da imagem filmes como Lanterna Verde que fazem duvidar da capacidade da Warner de sustentar esses universo todo de filmes.

Simplesmente vivemos a era de ouro dos super-heróis no cinema. Sofrem nossos bolsos e abre um precedente para uma saturação do gênero - o que não acredito. Filme de super-herói virou um gênero como filmes de ação e de comédia e será quase impossível o público enjoar disso, mesmo o público casual. A certeza é que teremos pelos próximos seis anos uma enxurrada de filmes com heróis que atraem todos os gostos, acirrando a guerra entre as editoras e aumentando a curiosidade de quem ainda não conhece esse mundo fascinante que os quadrinhos tem de contar histórias.

A pergunta que fica é: e a Fox com o X-Men e o Quarteto Fantástico, com o primeiro bem estabelecido e o segundo um provável fracasso; e a Sony com o seu Homem-Aranha que rendeu um reboot desesperado e mediano, as produtoras tem o cacife e os culhões suficientes pra manter os heróis na ativa e com qualidade com duas gigantes como vizinhas? De certo, é que quanto mais concorrência melhor, tanto que a Fox tomou vergonha e nos entregou um bom filme dos mutantes capaz de estar diante aos filmes da Marvel. Já a Sony... melhor devolver o Homem-Aranha a Marvel.

Estudante de publicidade, formado em nerdices em geral, pós graduado em Netflix, e phD em piadas idiotas. Gasto dinheiro em comida e com livros que não tenho tempo pra ler.

Voltando
Next Post »
Comentários
0 Comentários
0 Comentários