Breaking Bad aparecendo na Globo!

As atuações muitas vezes engessadas e pouco inspiradas, o humor que não passa do "sorriso amarelo", e enredo previsível que engloba de forma bem rasa questões sociais da atualidade das novelas globais, nunca me chamaram a atenção. Mas se você é casado, namora (como eu) ou tem alguma amiga colorida muito próxima a você, possivelmente, sem querer querendo, acompanhou os capítulos das famigeradas novelas e quase morreu de tédio em algumas. E no caso da atual novela das oito "Império", os comentários das pessoas da sua vida social correm soltos por causa da trama envolta em mistério (o povo adora saber quem é afinal o cara "matador"), te fazendo também sem querer querendo ficar atualizado com o que acontece. Só que alguns fatos chamaram a atenção.

Claro que não acompanhei a novela desde o começo (como qualquer outra), e aos poucos fui inteirado do que acontecia nos capítulos que volta e meia via aos fins de semana acompanhado da minha namorada. E tenho que reconhecer que nos arranca rabos finais a trama, salvo os momentos de pura enrolação e romance, casamentos e bebês, a novela tem tomado o curso de um bom suspense, ainda assim feito na medida para o público mais comum e menos exigente.

A irreverência de Alexandre Nero como o Comendadador José Alfredo ajuda muito a simpatizarmos com aquele cara que saiu do nada pra virar um verdadeiro imperador das jóias, portanto o autor Aguinaldo Silva foi inteligente ao nos capítulos finais ao acentuar sua semelhança com quem conhecemos bem, Walter White de Breaking Bad, atingindo assim até aquele público que não tem o minimo de curiosidade na televisão aberta e é fã da série.

Os casos a seguir criaram um burburinho de que Aguinaldo fez um plágio da série, algo que é bem diferente de inspiração, o que é totalmente válido e algo que Quentin Tarantino vive fazendo em seus filmes, por exemplo. Plágio é quando nos apropriamos de um enredo indevidamente falando que é de autoria própria, inspiração é quando apenas se toma certas cenas ou trechos para fazermos algo totalmente novo. Walter White não era chamado de imperador na sua série, mas o título lhe cai bem, convenhamos.

Para os mais atentos, Aguinaldo nos deixou um Easter Egg na cena em que o Comendador tira a lona da piscina cheia de dinheiro que ele descobre na sua antiga casa. A empresa se chama "Lonas Heisenberg", referência direta ao personagem que popularizou esse nome.



E na outra quando o Comendador deita alegre na sua piscina de dinheiro e ali feliz e despreocupado pega no sono, cena essa que foi inspirada na cena de Breaking Bad onde o capanga de Saul Goodman, Huell, deita no monte de dinheiro de Walter que Saul guarda na sua casa quando ele mergulha na piscina de dinheiro e simplesmente pega no sono lá. O que notei de imediato.

Algo que lembrou de que esse é o sonho de muita gente!



Pessoalmente achei bacana que o auto tenha se inspirado nas cenas, o que prova que ele é de certa forma fã de séries e de Breaking Bad propriamente, e tomou a liberdade de inserir seu gosto no contexto que o folhetim exigia, mostrando-se minimamente antenado no rumo que a televisão dramática vem seguindo atualmente. Claro que não passei a ver a novela só por isso, mas o post é justamente pra elogiar essa inspiração bacana que o autor teve, além de me atentar ao fato de que pelo que me lembre, foi a primeira vez que houve algo assim.

Entre tantas coisas que eu penso, na verdade, não tem nada melhor na vida do que meus heróis, um bom rock n' roll, cerveja, fritas, e um bom papo com uma boa companhia.

Voltando
Next Post »
Comentários
0 Comentários