Detalhes do cinema de Stanley Kubrick

quarta-feira, agosto 12, 2015

Muito diretores icônicos do cinema, desde Hitchcock e Kubrick, até Tarantino e David Fincher tem nas suas características de filmagem a principal marca, que além do roteiro, o diretor pode deixar na sua obra.

É como os riffs de guitarra numa canção de rock ou o jeito de cantar de um vocalista, não precisamos necessariamente saber o nome da banda que está tocando na rádio, mas para ouvidos atentos essa resposta é facilmente respondida, como no caso do Guns n' Roses por exemplo.

No caso do cinema, para olhos atentos e fanáticos, somente precisamos de algumas cenas chave para saber de que diretor é o tal filme. Não sei se vou conseguir explicar, mas veja os filmes do Tarantino. Seu estilo de filmar é tão peculiar que mesmo alguém que nunca tenha visto "Kill Bill" e nem sabe que ele dirige esse filme (será que existe essa pessoa?), mas em contrapartida já tenha visto "Cães de Aluguel" em outra oportunidade, iria facilmente relacionar o filme ao diretor somente por algumas cenas chave, seja a famosa tomada do ponto de vista do personagem ou nos rápidos close-ups que ele usa nos momentos críticos que você pode ver aqui.

No caso do diretor Stanley Kubrick, a sua tomada favorita era deixar o personagem central sempre numa perspectiva geométrica, o que nos fazia sentir com o máximo de imersão naquele momento, e isso se vê claramente em cenas chave do clássicos "O Iluminado", "2001" e "Laranja Mecânica" por exemplo. Bom, são pequenos detalhes que somente vendo edições assim podemos perceber e dizer a nós mesmos o quanto isso é legal. =)

Postado por André Prado
Estudante de publicidade, formado em nerdices em geral, pós graduado em Netflix, e phD em piadas idiotas. Gasto dinheiro em comida e com livros que não tenho tempo pra ler.

Você pode curtir também

0 comentários