Descubra como são feitos aqueles ruídos dos desenhos animados que você assistia!

Música e som andam de mãos dadas e se complementam um ao outro, tanto que muitas vezes que você julgou a música indiferente ou ruim, ela acabou casando perfeitamente com o contexto apresentado. Vide-se a MTV.

Sobre isso, julgam a música clássica como chata, sonolenta e somente direcionada a pessoas igualmente chatas e sonolentas. Bom, se você é da época que em vez de Ben 10 passava a tarde assistindo a desenhos como Tom e Jerry, sabe que, por trás daquela simplória e politicamente incorreta perseguição de gato e rato havia MUITA música clássica. E não era só quando o Tom se metia a ser maestro ou pianista.

Citando os mais conhecidos, Beethoven, Mozart, Chopin eram figurinhas carimbadas lá e a gente gostava pra caralho disso e ainda gosta. Como disse, provavelmente muita gente torceria o nariz pro gênero se não fosse Tom e Jerry, e ao adquirir o entendimento necessário, percebi o quanto foi importante essa (tentativa) de educação musical para as crianças, o que na época era bem visto e comum.

Mas aí você pergunta, e aqueles barulhos bagunçados e engraçados que tocavam nas perseguições malucas dos desenhos animados que a gente via? Bom, ter falado da música clássica foi apenas uma deixa, pois esse é o tema do post. 

O cara do vídeo se chama Joe Rinaudo e ele é um "photoplayer", mas pode chamá-lo de multi instrumentista já que essa palavra não tem tradução (pelo menos não achei). "Photoplayer" primeiramente é um multi-instrumento semelhante a um tipo de piano, que tem como instrumentos centrais o... piano e a percussão que juntamente com algumas engrenagens cria manualmente todos aqueles sons cômicos. 

Na pesquisa rápida que fiz, no boom da era dos filmes mudos haviam aproximadamente 8 a 10 mil photoplayers na década de 10, 20 e 30, e naturalmente a popularidade do instrumento caiu na medida que os filmes com sons tomaram conta do mercado. 

Bom, melhor exemplificar do que ficar falando. É hora de abrir o sorriso!

Estudante de publicidade, formado em nerdices em geral, pós graduado em Netflix, e phD em piadas idiotas. Gasto dinheiro em comida e com livros que não tenho tempo pra ler.

Voltando
Next Post »
Comentários
0 Comentários