Semelhanças entre Breaking Bad e Pulp Fiction

Dizem que nada se cria, tudo se copia, dizia o saudoso Chacrinha.

Bom, pra mim isso é uma meia verdade que se aplica mais a televisão e ao cinema (entretenimento) do que as séries da própria televisão - o atual oásis da criatividade cinematográfica.

Mas a outra metade da verdade sobre a criatividade, é que o saber e ela própria passam de geração pra geração em um ciclo natural da vida. Quantas vezes nos surpreendemos com as influências de um artista? Quantas vezes eles divulgaram uma lista por aí na internet e corremos atrás para saber o porquê ele ama o jeito desse tal diretor ou ator. Se basear é ser como nós que nos baseamos em nossos familiares para tomar certas atitudes morais em momentos de dificuldade. Hoje somos fãs de muita coisa que nos fazem ser o que a gente é, e esses artistas e diretores que amamos que a muito tempo atrás eram meros espectadores como nós, também eram, assim como nós. E isso construiu a forma de eles serem como são.

Quando assisti a série Breaking Bad já tinha percebido a enorme influência de Quentin Tarantino na série de Vince Gilligan, seja em roteiro como na direção - e creio que até na decisão de encerrar a série no auge -, e o vídeo que postei abaixo mostra as tantas vezes em que Vince se baseou sutilmente em Pulp Fiction, por exemplo. Tipo na vezes simples em que Walter "Heinsenberg" levanta a porta do porta-malas do carro ou a Jane está segurando o cigarro, e até nas que requerem mais atenção como na vez em que Jesse Pinkman toma banho pela mangueira de jardim e na vez em que Jane está preparando ácido na colher. Mas confesso que não me liguei em todas.

Caiu até um cisco no meu olho. Quem sabe um dia veremos os dois trocando ideias num projeto para a TV, Tarantino já deu sinais claros de que seu trabalho está se tornando mais complexo e que a TV daria o desenvolvimento de roteiro que ele precisa. Bom, não custa nada sonhar!


Estudante de publicidade, formado em nerdices em geral, pós graduado em Netflix, e phD em piadas idiotas. Gasto dinheiro em comida e com livros que não tenho tempo pra ler.

Voltando
Next Post »
Comentários
0 Comentários
0 Comentários