A química de Walter White

“Como muito de vocês sabem, eu tenho experiência como professor de Química. Eu comecei a perceber que muito do que eu ensino meus alunos não se aplica apenas a assuntos da sala de aula, mas também à vida. Não é tão maluco quanto parece. Sabe, tecnicamente, química é o estudo da matéria. Mas eu prefiro vê-la como o estudo da mudança. Apenas pense nisso agora. Elétrons mudam seus níveis de energia. Moléculas mudam suas ligações. Elementos se combinam e transformam-se em compostos. Bem, isso é tudo na vida, certo? É a constante, é o ciclo. É solução e então dissolução, de novo e de novo e de novo. É crescimento, então decadência e então transformação. É realmente fascinante. É uma vergonha tantos de nós jamais pararem um pouco para considerar essas implicações“.

– Walter White, S01E01 (“Pilot”)


E assim começamos Breaking Bad.

Walter White ali nos dá a primeira dica do que presenciaremos na sua história: crescimento, decadência e dissolução. 

Um homem que cresceu a seu modo, formado e reconhecido pelo seu talento acadêmico na química mas nunca reconhecido por isso. Acometido com a notícia de seu câncer terminal viu a sua iminente decadência, e a implacável noticia lhe fazendo perceber que sua vida em nada valeu a pena. Walter White era um homem que tinha sua família como a coisa mais valiosa da sua vida mas que no final, não iria deixar absolutamente nada para trás. Breaking Bad nada mais é do que a história de um homem que realizou uma escolha desesperada, mas que por causa justamente disso se transformou. Alimentou seu ego através do poder e das mentiras, e no "leito" de morte em que estava, admitiu que fez tudo o que fez para si mesmo. Porque somente assim ele poderia dizer ter vivido. Sem medo e sem remorso, intensamente como ele nunca viveu.

Breaking Bad não é simplesmente uma série aonde "o cara principal morre", é uma série altamente reflexiva sobre um ciclo. É sobre a ambição, o desespero e as consequências. Breaking Bad não era pra continuar, não era pra Walter White sobreviver. E penso que é simplesmente absurdo qualquer rumor que surja de que a série teria uma sexta temporada.

A série de Vince Gilligan marcou época na televisão e deixou saudades. E é aí que entram os vídeos-tributo que circulam pelo YouTube que servem para matar um pouco das saudades e homenagear dignamente a série que mudou completamente quem assistiu. 

Entre tantas coisas que eu penso, na verdade, não tem nada melhor na vida do que meus heróis, um bom rock n' roll, cerveja, fritas, e um bom papo com uma boa companhia.

Voltando
Next Post »
Comentários
0 Comentários
0 Comentários