A química de Walter White

segunda-feira, dezembro 28, 2015

“Como muito de vocês sabem, eu tenho experiência como professor de Química. Eu comecei a perceber que muito do que eu ensino meus alunos não se aplica apenas a assuntos da sala de aula, mas também à vida. Não é tão maluco quanto parece. Sabe, tecnicamente, química é o estudo da matéria. Mas eu prefiro vê-la como o estudo da mudança. Apenas pense nisso agora. Elétrons mudam seus níveis de energia. Moléculas mudam suas ligações. Elementos se combinam e transformam-se em compostos. Bem, isso é tudo na vida, certo? É a constante, é o ciclo. É solução e então dissolução, de novo e de novo e de novo. É crescimento, então decadência e então transformação. É realmente fascinante. É uma vergonha tantos de nós jamais pararem um pouco para considerar essas implicações“.

– Walter White, S01E01 (“Pilot”)


E assim começamos Breaking Bad.

Walter White ali nos dá a primeira dica do que presenciaremos na sua história: crescimento, decadência e dissolução. 

Um homem que cresceu a seu modo, formado e reconhecido pelo seu talento acadêmico na química mas nunca reconhecido por isso. Acometido com a notícia de seu câncer terminal viu a sua iminente decadência, e a implacável noticia lhe fazendo perceber que sua vida em nada valeu a pena. Walter White era um homem que tinha sua família como a coisa mais valiosa da sua vida mas que no final, não iria deixar absolutamente nada para trás. Breaking Bad nada mais é do que a história de um homem que realizou uma escolha desesperada, mas que por causa justamente disso se transformou. Alimentou seu ego através do poder e das mentiras, e no "leito" de morte em que estava, admitiu que fez tudo o que fez para si mesmo. Porque somente assim ele poderia dizer ter vivido. Sem medo e sem remorso, intensamente como ele nunca viveu.

Breaking Bad não é simplesmente uma série aonde "o cara principal morre", é uma série altamente reflexiva sobre um ciclo. É sobre a ambição, o desespero e as consequências. Breaking Bad não era pra continuar, não era pra Walter White sobreviver. E penso que é simplesmente absurdo qualquer rumor que surja de que a série teria uma sexta temporada.

A série de Vince Gilligan marcou época na televisão e deixou saudades. E é aí que entram os vídeos-tributo que circulam pelo YouTube que servem para matar um pouco das saudades e homenagear dignamente a série que mudou completamente quem assistiu. 

Postado por André Prado
Estudante de publicidade, formado em nerdices em geral, pós graduado em Netflix, e phD em piadas idiotas. Gasto dinheiro em comida e com livros que não tenho tempo pra ler.

Você pode curtir também

0 comentários